NOTA OFICIAL

Vinte anos da tragédia em Alcântara e o aprendizado para o país

Publicada em: 22/08/2023 16:15
Imprimir
Fonte: Comando da Aeronáutica
Edição: Comando da Aeronáutica

Hoje, com grande respeito e pesar, recordamos os 20 anos do trágico acidente envolvendo um Veículo Lançador de Satélites (VLS), no Centro de Lançamento de Alcântara.

Relembrar tal episódio é genuína forma de honrar os 21 heróis que deixaram um legado inestimável, colaborando, sobremaneira, para o avanço do Programa Espacial Brasileiro.

Neste momento de reflexão, nossos corações unem-se aos das famílias, amigos e colegas que, inevitavelmente, foram afetados por esse lamentável evento.

Relembramos com tristeza o acontecido que permanece como um lembrete doloroso quanto às complexidades e aos desafios da exploração aeroespacial.

Enquanto homenageamos os quais perdemos, também expressamos nossa sincera gratidão aos cientistas, engenheiros e pesquisadores que continuam trabalhando, incansavelmente, para expandir horizontes, de maneira segura e inovadora.

Em memória aos que partiram e em agradecimento àqueles que continuam a avançar, permaneçamos unidos como comunidade dedicada à exploração do segmento aeroespacial brasileiro. E que as lições aprendidas com esse triste dia nos guiem no caminho para um futuro melhor.

Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Comandante da Aeronáutica